19/08/2013

Review: Voando com a Ryanair

No Brasil é muito comum as pessoas comentarem do quanto sentem falta de uma cia aérea que seja low cost de verdade, né?

Eu, desde que vim morar em Budapest sempre estou de olho nas passagens promocionais e a Ryanair, como já esperava, era a que sempre tinha melhores preços entre todas as outras low cost.

Em Julho tive minha primeira experiência com a Ryanair.


Embarque: Budapest - Ferenc Liszt Airport 
Destino: Paris - Beauvais Airport

Fiz a compra da passagem online no próprio site da cia. A pesquisa de voos é bem fácil e claro, ao seguir a compra é bem tranquilo também, o único problema é que você precisa ter paciência com todas as ofertas de "apetrechos" de viagem que oferecem para você comprar, isso vai desde reserva de hotel e shuttle a mala de viagem e almofada de ar rsrs e é bom prestar bem atenção para não acabar adicionando produtos a sua compra sem querer.

Um dia antes da viagem fiz o check in online e adivinha? Mais ofertas de acessórios de viagem hehe. Check in feito, imprimi o comprovante onde tem MAIS propagandas e no meio desse monte de propaganda, em letra tamanho 9, a mensagem de que a mala não é despachada.. bom, devia ter lido as propagandas para não passar o que vem à seguir...

Fui com mochila backpack, nos avisos da cia não fala nada destas mochilas, mas meus amigos disseram que já viajaram com suas backpack e foi tranquilo. Então ok.

Chegando no aeroporto em BP, fui mostrar meu passaporte e entregar minha mochila para despachar e ai a surpresa.. "a mala vai com você no avião, não é despachada". Ok, achei estranho, mas nem passou nada demais na minha cabeça até chegar na esteira de checagem de bagagem e lembrei de meus produtos de higiene pessoal.. muitos líquidos com mais de 100ml.

Resultado? Foi pro lixo um perfume que me custou mais que a passagem, entre outros itens.

Fui seguindo pra sala de embarque e segui a fila para colcoar a mochila em uma grade onde se sua bagagem se encaixa ali, você está liberado. Se não encaixa, você precisa pagar mala adicional que custa apenas 100 Euros.

O que eu também não sabia é que quando dizem "uma bagagem de mão" é literalmente uma bagagem de mão. Sabe bolsa da sua câmera? Tem de estar dentro da bagagem. Sabe sua bolsa com o laptop? Tem de estar dentro da bagagem. Sabe sua bolsa com documentos e necessaire? Tem de estar dentro da bagagem. E ai? Que ao colocar tudo isso dentro da backpack, ela lotou, e não queria entrar na tal gradezinha até que sentei umas 3X em cima dela.

Subi no avião, sentei, voei (e partiu no horário), dormi e acordei na França.

Durante o voo é tudo bem normal. A não ser o fato de que, como todas as low cost, você paga (e caro) por qualquer coisa que consumir no avião, até a água. Além disso, passam também o carrinho da Duty Free.


Embarque: Paris - Beauvais Airport
Destino: Budapest - Ferenc Liszt Airport 

Já estava ciente da coisa de uma bagagem, então coloquei tudo bem dobradinho e amassei bastante a mala, mas chegando na tal grade para encaixar minha mala, sobrava 3 dedos de mala para fora, não mais que isso, mas foram antipáticos e irredutíveis. Sai dali e fui tentar despachar a mala, achando que seria uns 20 Euros para despachar apenas uma bolsa pequena, e ai fui surpreendida ao me avisarem que custa 100 Euros para qualquer tamanho de bolsa. O que fiz? Joguei roupas e mais roupas no lixo, assim como se joga um sorvete que não quer mais.

Passei na tal grade de novo e com dificuldade, passou.


Sim, eles avisam sobre ser apenas uma bagagem de mão com tudo incluso e avisam que a mala não é despachada, mas este aviso está no meio de um mooonte de publicidade de venda de acessórios pra viagem que ninguém vai ler!!

E isso não é o tipo de informação que os outros nos atentam, pois de todos meus amigos super acostumados a viajar coma  Ryanair, nenhum deles lembrou deste detalhe. Apenas do kg (não pode ser maior que 10 kg) e das dimensões.

Não vou dizer que não viajarei mais com eles, pois seus preços são realmente bons e o avião e voo em si, são bem ok. Mas enquanto eu puder escolher outras low cost em meus destinos, não voarei com a Ryanair.


E você, já viajou com a Ryanair? Como foi sua experiência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...