21/08/2013

Bon jour Paris!

E ai, que num surto básico acabei comprando uma passagem pra Paris, assim.. sem mais nem menos, sabe?

Foram 10 dias à Parisiense, em pleno verão 40 C (ou quase isso hehe).

Fui de Ryanair  e os voos deles vão para o Aeroporto de Beauvais que é uma cidade vizinha e não para o Charles de Gaulle. Então peguei o Shuttle para ir para Paris (quase todos no avião fizeram o mesmo, senão todos hehe). A viagem dura de 1:15h a 1:30 (longinho, né?) e custa 16 Euros.


Cheguei no sábado e além de ficar em um barzinho em uma região que me lembrava muito a Vila Madalena em SP, e mais ao anoitecer fomos ao Le Comptour Géneral, que é um bar/restaurante com música ao vivo e também uma associação dos africanos. Lugar super bacana para ver aqueles franco africanos descolados (aliás fiquei super impressionada com a fortissima cultura africana em Paris). E depois apenas caminhei pelas margens do Canal St Martin. Já no domingo, o calor era insuportável, então ao invés de turistar, minha amiga e eu fomos pra piscina haha e no fim do dia andamos bastante pela região universitária da cidade. 



Sem querer, estava em Paris no dia de um dos feriados mais importantes para o País, o Dia da Bastilha. Vários eventos estavam rolando pela cidade e a noite tinha um concerto de ópera emocionante na praça da Torre Eiffel e ao final do concerto, todos cantaram o Hino Nacional seguido de 40 min de fogos de artifícios e luzes especiais na torre. Foi muito lindo!!!



No dia seguinte dia fui caminhar e conhecer a cidade, finalmente rs. E como andei! De Belleville ao Chatelet, de Chatelet a Pont des Arts e de lá para a região Du Louvre e de lá para a Pont Alexandre e ai a Champs Elisée. Ufff!



Em Paris eu fiz também o Free Walking Tour, mesmo depois de ter andado a cidade toda já, pois queria conhecer a história do local. Esse tour deixa um pouco à desejar em se tratando de locais visitados, mas como a cidade é bastante grande, é até compreensível isso. Vale muito à pena para saber o significado de cada local que visitamos.
E eles oferecem tours convencionais na Torre Eiffel e no bairro charmoso/boêmio Montmartre (Sandmans.com).


lá eu visitei os museus D'orsay, Du Louvre, Pompidou e o Centro Wallonie. E se eu disser que gostei mais do museu D'Orsay que do Louvre? hehe
No Louvre eu ficava muito mais encantada com a estrutura e decoração o palácio onde é o museu hoje em dia do que com as obras. E claaaro, que precisei tirar a foto do "show de heavy metal" que é para conseguir se aproximar da dona Mona :)



No meio da semana dei um pulo em Versailles, fui de trêm desde Paris e demorou cerca de 1h. Da estação de trêm até o palácio de Versailles são 5 min e é só seguir turistas que estão indo e vindo a todo momento rs.
O palácio é de fato enorme, para visitar todas as salas com calma, com certeza leva uma tarde toda e se for passear no gigante jardim.. bom, é bom chegar lá bem cedinho.


Como na maioria das cidades européias, é muito lindo e até romântico caminhar a noite em Paris e terminar sentado às margens do rio Sena apenas fazendo nada, ou um picnic.
Aliás, Paris não é a cidade mais baladeira do mundo e nem está perto de ser. No verão passam a noite no rio Sena bebendo, no inverno passam a noite fazendo festa na casa de amigos. Das baladas que fui nestes dias, em nenhum momento ficou cheio.. e foi ai que decidi que não posso morar em Paris apesar de ser uma cidade linda haha


Dica rápida para os brasileiros que moram na U.E e são menores que 25 anos. Com sua carteirinha de estudante + seu Visto de residência, você não paga nada para entrar em qualquer um dos museus da França!
Eu super usei este benefício feliz e contente o tempo todo :)


No Instagram @ay_caramba_



Au revoir et merci Paris!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...