07/11/2013

O encanto de estar em Istambul!

Quando estava decidido que viria viver na Hungria, comecei a mais ou menos pensar nos países que gostaria de conhecer neste ano, e a Turquia era o destino que mais me chamava a atenção! Duas amigas e eu decidimos então visitar o país juntas, compramos as passagens e ficamos na ansiedade.
Fomos pela Wizzair numa quarta, e quase não fomos, pois chegamos super cedo no aeroporto e ficamos conversando horrores e esquecemos do voo.. até que, "última chamada"!!

Felizmente tudo deu certo. Chegamos em Istanbul quase duas horas depois e vimos uma fila de Vistos nos entreolhamos e.. pegamos a fila desnecessariamente.. blé! Brasileiros não pagam visto na Turquia hein! haha
Para chegar na cidade, usamos o shuttle municipal, custa 13 (como se fosse uns 14 reais acho) e fomos super confortáveis para Taksim.. 1:30h de viagem por causa do trânsitooo que queria competir com o trânsito de SP rsrs.

No hostel, "garotas sejam discretas ao entrar aqui e não façam barulho, estamos com problemas com a prefeitura e devíamos estar fechados neste fim de semana"... Oi??? Bom ou ruim, tivemos serviços exclusivos já que a casa não estava cheia ;)
 
Neste primeiro dia usamos para comer muito! Delights (doces turcos), restaurantes self service, sucos de romã na rua, mais delights.. e andamos muito ali na região de Galata onde encontra-se a Torre de Galata. E terminamos a noite assim, comendo e visitando as lojas na rua Istklal e nos encontramos com mais duas amigas ai.
 


No dia seguinte, fomos para a praça Sultanahmet, planejávamos fazer o Free Walking Tour, mas não encontramos o grupo e então começamos fazer os tours por nós mesmas. Este dia foi bem produtivo, visitamos a Mesquita Azul (originalmente Sultanahmet Mosque), logo em seguida a Basílica Haya Sophia (construída antes de cristo) que está logo em frente, compramos o tour de Catamarã, são 2h pela hidrovia de Bósforo, onde é visto os palácios Otomanos, a muralha, as pontes suspensas, mansões e bairros modernos, em ambos os lados de Istambul, Europa e Ásia.
Quando o passeio terminou já era noite, voltamos para a praça Sultanahmet e ai tivemos a incrível vista da mesquita toda iluminada, é lindo!
Jantamos ali mesmo na região e fomos atrás de nossa experiência de fumar narguilé e tomar chá em um lugar tipicamente Turco. Foi bem bom hehe
No terceiro dia fomos visitar o Palácio Topkapi, o lugar é enooorme e com muuuitas coisas para ver e uma mais interessante que a outra. No setor de armaduras e armas medievais meu coração palpitava de emoção.. lindo! Foram pelo menos umas 5 horas ai no palácio, em seguida visitamos a Cisterna da Basílica que é bem legal e então começamos seguir para o Grand Bazaar, mas fomos interrompidas várias vezes pela hospitalidade adorável do povo turco. Nos convidavam para tomar chá em seus restaurantes (sem cobrar naaada), para conhecer suas coleções, para tirar fotos da gente, apenas para conversarem, para serem gentis. Chegamos no Grand Bazaar e bom, ai fomos atrás de nossos interesses e pechinchas (aqui precisa pechinchar muito, pois não existe precificação real).
Após mais um dia intenso, era hora de festa, claro! Fomos em um bar/balada chamado Curcuna, muuuito bom. DJ's ótimos, pessoas bonitas e educadas, mulheres! (até então parecia só existir homem nesta cidade haha), atendimento excelente.. enfim, tivemos uma noite bem divertida em um lugar bacanérrimo, super indico!
 
 

Estávamos amando Istambul, ainda mais as pessoas. A hospitalidade desinteressada destes turcos só nos surpreendia. Neste último dia, não tínhamos nada planejado, googlamos algo que pareceu interessante e fomos na tentativa do acerto, mas erramos o caminho.. e muito haha. Mas sem crise, nos encontramos e encontramos as Muralhas do séc V do período Otomano. As muralhas estão meio abandonadas, nota-se pelo pouco/quase nenhum movimento de turistas, mas a vista panorâmica que se tem da cidade é esplendida. Dai fomos para o tal lado asiático, estávamos em busca do banho turco, das mesquitas, de um bom restaurante, até que à margem do Bósforo, almofadas/narguilés/chás eram servidos para apreciar o pôr do sol mais lindo da minha vida! É claro, que neste segundo, desistimos de todos os outros planos e ficamos ali, apenas apreciando a incrível vista do lado Europeu com a Torre Leonard a frente, com o delicioso café turco. Nós ríamos e sentíamos toda uma felicidade e sensação de satisfação que era inexplicável, com o sol se pondo e aquela beleza de vista íamos entendendo que estávamos tendo mais uma das viagens de nossas vidas e estava sendo tudo muito incrível.
Bom, caminho de volta, fomos ver os restaurantes de peixes e frutos do mar que ficam embaixo da ponte em direção a Galata. E fomos convencidas (vários descontos pra gente haha) a jantar em um restaurante super legal, comida digníssima, atendimento ainda mais.
Estávamos ai encerrando uma viagem de ouro com chaves de ouro!


Turquia sempre foi para mim um destino exótico, histórico, curioso.. minhas expectativas eram altíssimas e isso foi ultrapassado. São as torres das mesquitas soando suas orações, as histórias tão antigas que até Cristo teve tempo de escutá-las, aquele mar de gente que se entende, aqueles cheiros de temperos que ficam na memória, aquelas pessoas que te olham nos olhos e sorriem pra você com apenas o interesse de fazer um novo amigo ou ter uma boa conversa. Eu precisava de tudo isso, e tive tudo isso e mais um pouco em Istambul.

Em uma vida incerta como a minha, a coisa certa é que estarei de volta!

Istambul, ederim!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...