17/02/2014

Polândia, dziękuję!

No natal de 2012, minha amiga polaca estava na minha casa e ela disse "no próximo natal você estará na minha casa", dei risada e concordei. No natal seguinte lá estava eu mochilando horrores na Polônia :)
 
Comecei por Cracóvia, depois de 12 horas de viagem porque o motorista se perdeu lindamente na Eslováquia. Como todo turista em Cracóvia, comecei com o tour de Auschwitz que contratei no hostel mesmo, minha amiga polaca não entendia porque turistas na Polônia tem sempre que começar com coisas triste rs, mas é história, temos que sentir.
 
Este tour é diferente de qualquer tour que costumamos fazer, os guias são sérios, a história é triste, o lugar é triste demais, e você volta do tour revoltado e sentindo-se pesado.. não é como se fosse um tour para ver golfinhos fazendo arte.



 
 Comecei o próximo dia bem cedo, com o Free Walking Tour Old Town, andamos muito e conhecendo todo o centro histórico da cidade que é uma graça, passamos pela casa do Papa João Paulo, e terminamos no Dragão, símbolo da cidade. De lá, segui para o ponto de encontro do próximo tour, Jewish quarter, onde visitamos toda a área judia da cidade, terminando o tour no na fábrica de Schindler, onde hoje é um museu.

Após perder meu trêm por falta de atenção, peguei o próximo com destino a Wroclaw (Breslau), lá encontrei amigos que moram em SP.. em clima de natal a praça principal estava tomada pela feira natalina com várias coisas típicas. Ai fiz também o Free Walking tour. Esta cidade é super charmosa e tem um clima meio interiorano, é também cidade de estudantes pelo número de universidade que tem ai.





Bom, de novo de trêm, fui então para Varsóvia, mas seria só para passar um dia, pois neste dia minha amiga chegaria na cidade para irmos para a casa de seus pais no interior do país. Neste dia andei apenas na parte principal da cidade e me encantei com tudo, com a metrópole que parece ser com a história que tem em cada prédio, enfim a cidade é um charme total (por isso voltei no fim da viagem hihi).

 
 
Passei um natal super tradicional polonês, era a única estrangeira entre eles e wow como comi hihi. Foi uma delícia passar estes dias no interior, a cidade chama-se Ilawa e é minúscula.

 
 Neste meio tempo visitei Gdansk e Sopot em um dia, pois uma está próxima da outra e são bem pequenas. Gdansk principalmente vale super a pena, é linda a cidade.



Meu voo partia de Varsóvia, então aproveitei pra voltar pra cidade um dia antes do embarque para poder conhecer melhor o local, e minha amiga foi junto. Nada melhor que um local para nos acompanhar nessas ocasiões. Quero morar em Varsóvia, posso? :)


Dziękuję Polska!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...