Calma, a comparação é só no sentido de números de turístas, Cusco de longe, tem mais turistas que locais!!!
Cheguei na cidade as 5am, me perdi dos 4 porteños que havia conhecido no ônibus e estava muito cedo pra ligar pro meu novo Host do CS, então fiquei no terminal até as 8am vendo o entra e sai de gente e escutando "Arequipa.. Arequipa.. Arequipaaaa" ♪ xD
Quando cheguei na Praça de Armas, saiu quase um "waw" de tão linda que são as construções em torno dela, massss como sempre acontece em Cusco, quando ia sair o "waw" fui abordada por um cara do turísmo querendo me vender seus serviços e etc, o escutei durante 40 min o.O, mas ele foi bem simpático então foi bom pra passar meu tempo. Ai liguei para meu host e nos encontramos, ele morava um pouco longe da Praça de Armas e em uma casa de um cômodo só junto com seu primo, ambos eram de Trujillo, norte do Peru, eram muito simpáticos, engraçados e preguiçosos rs, mas os convenci de ir dar uma volta na cidade.
Fomos então tomar café da manhã em um lugar que vendia sucos maravilhosos, e eu tomei suco de banana com alguma outra fruta desconhecida que esqueci o nome e era delicioso. De lá fomos ao beco onde se encontra o Puma com a pedra de 15 ângulos, depois a Praça acima da Praça de Armas onde tem umas fontes, e ai começamos a subir um monte de escadas rumo ao Cristo Blanco e de lá fomos ao Qonqo, onde a gringolândia paga cerca de 40 soles e eu estando com locais não paguei nada (amo o couchsurfing haha).Depois fomos almoçar, ai comi meu primeiro rato =D, chamado Cuy e depois do almoço caminhamos um pouco no Mercado Municipal de Cusco, onde comi uma banana vermelha e uma fruta deliciosa chamada Pepino e ai voltamos para a casa deles.
Bom, nessa hora algo me surpreendeu negativamente, comentei pra eles que iria tomar banho e eles disseram que enquanto isso iriam correr um pouco, achei estranho e perguntei o porque e "é que não tem água quente no banho, então corremos pra aquecer o corpo antes" ..ok, entrei em choque, Cusco é uma cidade fria e banho frio não rolava mesmo!
Anyway, na falta de opção tomei banho frio brrr e ai depois fomos a praça de Armas, iamos em algum pub ou algo assim, mas ai de repente os argentinos que conheci na viagem me encontram e nos convidam para ir a uma outra praça onde tinham uns brasileiros fazendo som, na hora lembrei dos brasileiros barulhentos que conheci em La Paz, claro que topei ir. E sim, eram eles e ai papo vai e papo vem, topei ir pro hostal onde eles estavam hospedados (lá tinha banho com água quente haha), de lá fomos a um hostal/bar que tinha banda de reggae... depois de uns Pisco Sour, até que o reggae foi divertido haha
De forma geral eu não fiz muitas coisas turísticas em Cusco, apesar de ter ficado lá por uma semana rs, eu não estava com saco pra coisas históricas, queria mais descansar e sentir o clima da cidade e coisas do tipo (meio que me arrependo agora, porque tudo lá vale a pena).
Bom, ai comprei o tour Inka Jungle para Machu Picchu, que Goku me predoe da minha burrice... quanto sofrimento, céus! xD
O primeiro dia fomos de carro até a estrada de Choquequirão (acho) e de lá descemos de bicicleta, o caminho até que seria bem seguro se não fosse uma argentina que pediu para o guia nos deixar seguir de bicicleta até o final da viagem daquele dia e o guia aceitou. A partir dai foi só aventura, barro, cachoeiras, caminhões, perigos, ladeiras, subidas, pedras, quase tombos, chuva e muitas marcas roxas. Quando eu já não aguentava mais, chegamos ao destino final daquele dia. Ahhhh que alívio!!!
[Por que é tão difícil manter um blog?? estou ha mais de 10 dias escrevendo esse post e não termino, anyway, continuemos...]
O segundo dia foi o pior, acordamos cedo e tivemos um café da manhã bem reforçado, porque o pior estava por vir! Foram ao total de 8 horas de sofrimento, subindo montanhas em caminhos íngremes e tortuosos com altitudes altas o que piorava a situação. Eu por várias vezes parei e queria desistir, mas não existe a opção de desistir o que fez sentir-me em situação ainda pior. O bom desse dia foi mesmo a parada de descanso de 20 minutos na manhã onde tinha várias redes (eu dormi literalmente) e um macaco fofo pulando na gente e a noite no povoado onde nos hospedamos tivemos uma baladinha até que legal, onde aprendi a dançar Cumbia com meu guia (mas já esqueci como dança xD).
O terceiro dia foram 7 horas de caminhada plana, o que foi tedioso por vezes, mas muito mais light. Sempre em torno do violentíssimo rio Urubamba, onde também em fevereiro de 2010 teve vários desmoronamentos pelas chuvas e uma Argentina e seu guia morreram... medA!
O inferno está a caminho de Machu Picchu, certeza! Acordamos as 3:30am e as 4am já estavamos indo pra Machu Picchu a pé (porque??? porque???) foram duas horas de subida íngreme e embaixo de chuva, claro que os Australianos do meu grupo fizeram esse percurso em uns 45 minutos, mas eu fiquei por último xD
Ao entrar em Machu Picchu tive meu momento de "WAW!!!", mas durou pouco tempo, confesso que esperava mais, pois com as reestruturações, os cabeçudos estão colocando madeira e cimento em certas ruinas para reestruturá-las e também criando ruínas a ponto de ficar mais "bonitinho", o que pra mim foi o fim da picada. Fiquei cerca de 4 horas em Machu Picchu, tirei as fotos que queria e desci para Águas Calientes porque chovia muito nesse dia e eu estava com raiva de Machu Picchu.
Hoje sei que essa raiva/decepção de Machu Picchu que senti no dia é totalmente aceitável, de várias pessoas que sofreram o tanto quanto eu sofri pra chegar até lá passaram pelo mesmo sentimento que eu e isso se dá justamente por tanto sofrimento. Essas mesmas pessoas que passaram por isso me disseram que voltaram em outra oportunidade e foram pra lá na maneira sossegada (ônibus e trêm) e o sentimento e a energia para/com o lugar foi incrivelmente diferente, então Machu Picchu, espere que eu voltarei ;)
No meu último dia em Cusco, ainda cansada por Machu Picchu, fui ao terminal pela manhã comprar minha passagem para Lima (decidi isso na hora que cheguei ao terminal) junto com os 3 brasileiros que conheci no começo da viagem e uma outra que estava no grupo dos brasileiros artistas rs (o resto já tinha ido) e depois dois deles e eu fomos circular pela cidade por uma última vez e comprar coisas para cozinharmos algo brasileiro (cansados de comer comida local rs), dai nos despedimos de verdade dessa vez e lá me fui a Lima.
Termino esse post interminável tomando Chicha Morada... Qué rico!!! :P




















Nenhum comentário:
Postar um comentário