Cheguei por volta das 5am em Calama, tive que ir a essa cidade porque é o único meio de chegar a San Pedro. Cansada, fui atrás de hosteis na cidade, peguei um taxi que me cobrou uma facada por ser o único que estava na rodoviária e ainda andei cerca de uma hora entre as ruas da praça principal e não encontrava um hostel 24h. Quando eu já estava ficando irritada, encontrei um^^
Dormir até 12am e fui atrás de tickets para San Pedro, é muito estranho porque pra cada cidade que você vai você se dirigi a um local e os ônibus saem desses mesmos locais que são como garagens. Comprei o ticket para o onibus que sairia as 13:15h e ainda fui almoçar, quando era 12:50 voltei para o hostel para arrumar minha mochila, fazer o check out e ir até a tal garagem, 13:15h na rua e não encontro o local e tampouco tenho referências, quando finalmente consegui encontrar o endereço vi o ônibus parado no semáforo... sorte grande da viagem, com certeza!!!
Laguna Cejar e suas rochas de sal |
As 15:25h chego na cidade de San Pedro de Atacama e por curiosidade entrei em uma agência de turismo pra ver preços antes mesmo de ir em busca de um hostel. Papo vai papo vêm, fechei todos os pacotes turisticos possíveis pro deserto, deixei minha mochila na agência e já me mandei para Laguna Cejar e Ojo del Salar com o pedido de que reservassem algum hostel pra mim.
A Laguna Cejar é uma lagoa com alta salinidade o que faz as pessoas flutuarem por mais que não queiram. É tanto sal que ficamos com uma camada de sal no corpo depois do banho na lagoa e a pele, claro, começa a ressecar. Então, nada melhor que um pulo na Laguna Ojo del Salar, que é uma lagoa de água mista entre sal e doce rsrs e é muito profunda e sem rochas, o que permite altos pulos :) e ainda, depois das duas lagoas fomos ao Salar do Atacama para o pôr do sol e uns copos de pisco sour ...foi in-crí-vel!!!! Depois, estive no Salar da Bolívia onde todos dizem ser ainda mais lindo, mas eu tenho que discordar, pois o lado Chileno me pareceu mais lindo.
Voltei próximo as 22h para a agência e felizmente tinham encontrado vaga pra mim no albergue da Hosteling International de lá.
No dia seguinte eu tinha dois tours diferentes à fazer, agenda cheia meu bem. Pela manhã fui a Laguna Chaxas, a Reserva Nacional de Flamencos, mais um lugar lindo e as imagens com os flamencos me faziam lembrar dos especiais do globo repórter haha, depois fomos as Lagunas Miscanti e Minhique, paisagens de tirar o fôlego, pinturas da natureza. Após esses passeios fomos almoçar comida típica do altiplânico, cerdo e quinua. Entre um grupo de quinze turistas mais uma vez reparei que eu era a única estrangeira, achei muito legal como o chileno visita sua própria terra. E pra finalizar o tour, visitamos a pequena cidade do Deserto, Toconao.
Essa noite teve um tipo de rave no deserto, realizado pelos próprios gringos turístas haha, mas as 3am eu teria que sair para o próximo tour, então não fui =/. O tour era para os Geisers del Tatio, há duas horas da cidade de San Pedro e os geisers estão em seu cume de erupção pela manhã, por isso temos que sair tão cedo. Nosso guia, um chileno que estudou português em Portugal e metido a querer mostrar aos chilenos que ele falava português e como eu era a única estrangeira (mais uma vez), é claro que chamei atenção pelo fato do guia querer praticar seu português comigo a todo momento rsrs
O lugar é incrível e tem uma fauna andina bem interessante e atrás dos vulcões dormentes dali já é o salar de Uyuni na Bolivia :) ah, e aí eu finalmente topei entrar em uma piscina termal haha
Por volta das 13h estava de volta no hostel, ai uma Carioca que estava no mesmo quarto estava chorando porque havia perdido sua câmera sem ter saído com a câmera do quarto o.O ..anyway, a convenci que deviamos ir caminhando entre as ruas do povoado e ver se tinhamos sorte, mas nada, então uma outra Paulistana e eu tentamos consola-la pangando-lhe um almoço ahauhaa. Esse foi o início de um mistério que tomou conta do nosso quarto a partir daí...
Depois do almoço fui comprar minha passagem para Salta - AR, eu estava super preocupada porque uma Argentina que conheci no hostel me disse que estava há uma semana em San Pedro porque não conseguia passagens para Salta, pois estavam todas compradas até meados de março..enlouqueci!!! Mas consegui minha passagem, que por sinal era o único assento vago de um gringo que havia cancelado a compra..uuufa!!
As 16h fui para o tour no Valle de la Muerte e Valle de la Luna, por surpresa nosso guia era o mesmo guia do meu segundo tour o qual adorei e também, alguns chilenos do meu tour do dia anterior também estava lá^^
Lugares incrivelmente incríveis, desenhados pela natureza e pela mão humana (Valle de la Muerte rs).
Durante esse tour conheci um casal de chilenos de Santiago, uns fofos e conversamos a lot, tivemos muita simpatia e no fim fui convidada a uns piscos sours (últimos) antes de ir. Saudade deles!!!
A 1h da manhã voltei pro hostel arrumei minha mochila na 'surdina' e fui deitar, reparei que só a chinesa e a paulistana que já estavam dormindo, a Argentina estava fumando seu cigarro junto com uma chilena na sala comum e a carioca tinha ido pra outra rave do deserto. Ok, era mais uma noite comum em um hostel comum...
As 5h da manhã acordo com o barulho da carioca e da chinesa conversando com tom de desespero e em um minuto a paulistana acorda e começa a falar com elas, senti que algo estava errado e fui ver o que era. Se já não bastasse ter sumido a câmera da carioca, agora o Iphone da chinesa tinha sumido também enquanto ela tinha deixado o mesmo carregando e o f*** é que ambas estavam a espera do traslado que ia levar-las até o aeroporto em Calama, isto é, nem tempo de chamar a polícia tinham. Ficamos uns 30 min. procurando em tudo quanto era lugar, suspeitando da Argentina que desde o sumiço da câmera estava com uma postura estranha e enfim, acordamos todo o quarto pra nada, pois ninguém sabia nem o que fazer. O traslado chegou e as duas foram embora, a carioca chorando e a chinesa gritando. Voltei pra cama e dormi.
Ao acordar, a Paulistana vêm e me diz que seu mp4 sumiu também e eu enquanto verificava minhas coisas para ir embora percebi que meu carregador de pilhas que havia comprado em Buenos Aires também tinha entrado na onda dos sumiços, anyway já era 8h da manhã e meu ônibus partia as 9h, eu não ia perder tempo com isso sabendo que de nada ia adiantar.
Fomos quatro em um quarto de cinco garotas que sairam do hostel com a suspeita de roubos da tal Argentina...infelizmente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário